Transformação digital no varejo pós pandemia

Transformação digital no varejo pós pandemia

Transformação digital no varejo pós pandemia

O home office e a transformação digital são assuntos muito comentados nesse momento de pandemia. Em outros artigos, nós abordamos esse tema de diversas formas. Literalmente, do dia para a noite, as pessoas tiveram as suas casas transformadas em escritórios de diferentes tipos, afinal, há inúmeras formas de trabalho. As plataformas de reuniões online cresceram muito. Só a Zoom, cresceu de 10 milhões de usuários por dia (Fevereiro de 2020) para 300 milhões de usuários por dia (Abril de 2020). E as mudanças não param só por aí: para que as casas se transformassem em escritórios, foram necessárias várias mudanças na rotina das famílias. Para quem mora sozinho, talvez, as mudanças foram um pouco menos drásticas. Mas, para aquelas famílias com criança pequena e cachorro, não está sendo fácil. Mas estamos torcendo para que essa pandemia acabe logo. A evolução da vacina tem sido positiva e o Brasil vai superar mais esse grave problema! 

As obrigações do trabalho, as tarefas domésticas, a rotina de exercícios, a forma com a qual estudamos, tudo foi modificado. Nossos colaboradores, aqui da Officer, estão cada dia mais adaptados. As escolas, faculdades e empresas de cursos livres tiveram que se adaptar às aulas online, assim como as pessoas também. A modalidade de ensino a distância, o EAD, é uma realidade em faculdades há alguns anos. Existem faculdades que têm aula apenas nesse modelo mas, literalmente, até as escolas que antes eram descrentes do modelo, tiveram que se adaptar, e com grande sucesso. Isso faz o mercado pensar se haverá, nos próximos anos, a necessidade do aluno ir todos os dias para a escola.

 

Tecnologia para já!

Não há dúvida que o varejo vai se reinventar e que a tecnologia será fundamental para isso. Aqui na Officer Distribuidora, a tecnologia está presente em tudo. Nós estamos contando com ela para o nosso crescimento diário. Não apenas no que vendemos, mas também ajudando nossos parceiros e clientes a estar sempre um passo a frente no mercado. 

Apesar do alto impacto causado pelo isolamento social, o varejo superou às expectativas como um dos setores que melhor soube reagir às dificuldades: a resiliência do setor veio principalmente com a aceleração do E-commerce. Nosso canal teve um grande crescimento, o que provou ser o eficiente canal que sempre apostamos.  

Segundo um estudo do Google, “ao longo da pandemia, uma das possíveis vias que os varejistas percorreram para voltar à ativa foi investir na transformação digital”. Faz todo o sentido pensar dessa forma, uma vez que que esse conceito está mais do que provado que será o futuro do varejo como o conhecemos. Aqui na Officer, estamos sempre atentos a tudo o que está acontecendo no universo de varejo, principalmente no Brasil. Estamos sempre lendo estudos e pesquisas, e colocando aqui alguns dados de um estudo do Google que tivemos conhecimento na íntegra. 

Segundo esse estudo, o que antes era um preconceito, hoje virou uma rotina na vida das pessoas. Velhos mitos tiveram que ser desafiados. “Sentimentos como ‘não dá para fazer supermercado online!’, ‘como vou escolher produtos perecíveis sem ver?’ ou ‘como vou saber o tamanho de uma roupa sem provar?’ são comuns na hora de buscar produtos ou fazer compras em diferentes categorias. No entanto, a nova realidade não só nos incentivou a abandonar preconceitos, como também as pessoas estão incorporando novos hábitos em suas jornadas de compras”. A tecnologia está ajudando as pessoas a ter uma vida melhor, por isso, as empresas devem estar atentas a isso. Os aplicativos de entrega de comida, seja de restaurante como de supermercado, cresceram muito na pandemia. E não ache que será passageiro, uma vez que as pessoas aderiram, e gostaram de um comportamento, dificilmente ela vai abrir mão… A não ser por outro comportamento que seja mais rápido e fácil para ela. 

 

Reinventar, acelerar, priorizar

Segundo o Google, esses são os 3 pontos mais importantes para que uma empresa entre de vez na transformação digital, um conceito que é preciso reforçar, mas está sendo pensado na Officer mesmo antes da pandemia. Além dos produtos que oferecemos para a sua empresa entrar de vez nessa nova estratégia digital, ainda temos o pensamento necessário para que a transformação digital, na empresa, não fique apenas no campo das ideias ou da apresentação em Power Point para a diretoria. Se é para entrar, então que seja para vencer! 

Reinventar pode ser caracterizado pelo exercício de repensar processos e formatos que vinham sendo feitos há tempos e que não tinham exatamente uma lógica clara. Acelerar a digitalização de processos, comunicação e ferramentas. Priorizar as novas oportunidades para o varejo. A sua empresa está de olho nisso? Se a resposta é não, é preciso se preparar urgente, afinal, não é segredo para ninguém que estamos diante de um processo de transformação digital que ocorre a todo vapor tanto para as pessoas quanto para as empresas

Ao que tudo indica, esse é um caminho sem volta. Isso significa que os canais tradicionais e digitais devem coexistir para o consumidor, que busca cada vez mais uma experiência personalizada, cuidadosa e segura. A digitalização da sua empresa é um passo importante, mas não único para a sua empresa se reinventar nesse momento. Automação é um pilar fundamental, e você pode começar por essa área, por exemplo. 

Segundo José Melchert, líder de indústrias de varejo do Google, o varejo precisa ficar atento para alguns importantes pontos, sendo um dos principais o digital! Segundo estudos que o Google tem, junto a varejistas como Riachuelo, Carrefour, Magazine Luiza e Mercado Livre, marcas que estão melhor se saindo dessa pandemia, o digital se fortalece: o avanço que os canais digitais ganharam durante a pandemia não deve regredir completamente com a reabertura das lojas, muito pelo o contrário, alinhado com todo o pensamento da transformação digital a integração dos canais é o que vai dar uma visão mais geral do consumidor, entretanto, o digital permite que as marcas entendam o consumidor como único. E é preciso saber que as pessoas querem isso, querem se sentir únicas e especiais para aquelas marcas com as quais ela mantém contato. 

A pergunta que fica para você é se a sua empresa está preparada para entrar na transformação digital. Nós da Officer, estamos prontos para te ajudar.

 

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