Home Office | 7 Tecnologias gratuitas

Home Office | 7 Tecnologias gratuitas

Home Office | 7 Tecnologias gratuitas

A pandemia do COVID-19 veio com tudo, é algo que não é possível controlar. As empresas precisam se adaptar o mais rápido possível a esse momento. Acreditamos que em breve ela vá passar, mas por hora, é preciso se adaptar, inclusive ao home office… E rapidamente! 

Sabemos que as marcas que se adaptam mais rápido sobrevivem às crises, por isso, estamos desde o começo dessa pandemia nos adaptando e nos tornando uma referência dentro do mercado de Distribuição de Tecnologia, de como trabalhar de forma remota sem que nossas entregas percam a qualidade de sempre, um dos pilares do DNA da nossa marca: Atender bem, para atender sempre. Aqui não é clichê, é regra!

O home office há muito tempo tem sido testado no mundo todo. Algumas empresas têm tido sucesso na implementação dessa metodologia de trabalho, e outras não. Toda a mudança passa por um período de maturação, entretanto, o que temos visto com o COVID-19 é que essa mudança será mais rápida do que imaginava-se, por um fator que foge ao controle das empresas, mas que as fará repensar o mundo pós COVID-19.

Os problemas que podem ocorrer no home office vão desde a dificuldade de comunicação até a má gestão do tempo e tarefas. Quando se está na empresa, a comunicação é mais fácil, seu colega está ao lado ou no máximo a alguns passos da sua mesa. Do mesmo modo, no trabalho na empresa, há pessoas que estão fazendo a gestão de projetos e com isso controlando as entregas… Pessoas que, na maioria das vezes, vão até as mesas ver como está o andamento e, se necessário, solicitam reuniões rápidas de status com todos presentes. Em casa, há uma enorme chance das pessoas se perderem com coisas corriqueiras que podem tirar nossa concentração, por isso, selecionamos algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a não perder o foco.

 

Ferramentas para gerenciar seu home office

O mais importante para que o trabalho saia da mesma forma que se você estivesse na empresa, é saber usar a tecnologia a seu favor. Hoje, a tecnologia está muito mais avançada que há 10 anos atrás e, consequentemente, menos do que estará em 2030. Por esse motivo, separamos algumas ferramentas que vão auxiliar você nesse momento complicado, para que seja possível que você se adapte rapidamente. A Officer vende tecnologia, então nada mais coerente com a nossa marca do que falar de tecnologia para facilitar a vida das pessoas.

Google Calendar: O Google possui mais de 50 ferramentas gratuitas voltadas para o dia a dia das pessoas e empresas, essa é uma delas. No Calendar, você pode não apenas anotar os compromissos, mas também gerenciar as reuniões online que tem a fazer, pois em época de home office, não tem como fugir dessas reuniões online.

 

Zoom: Para reunião online, o zoom é uma das melhores ferramentas. O programa pode ser usado online ou com o aplicativo, baixado diretamente na máquina, e permite conversas em texto, áudio e vídeo, além do compartilhamento de tela. 

Recomendamos também o Hangout, do Google, além do Microsoft Teams que usamos aqui na Officer para as reuniões com o time, parceiros, fornecedores e mercado. Todas as ferramentas são ótimas e ajudam na troca de informações. O Skype não pode ser esquecido, por ser a mais popular das ferramentas. O Google tem o Duo como opção também. 

Uma outra alternativa é usar o WhatsApp, onde é possível criar uma reunião, com vídeo, de até 4 pessoas ao mesmo tempo. O problema do WhatsApp é que não é possível compartilhar a tela, recurso muito importante para apresentar algum projeto. Mas, para conversas rápidas de alinhamento, se mostra muito útil. 

 

Evernote: É um aplicativo 100% online que permite a criação de listas, adicionar comentários, fotos e até notas de áudio, com a possibilidade de sincronizar com seu computador ou celular, sem risco de perder dados ou arquivos criados em aparelhos diferentes. Pode ser compartilhado com outras pessoas, agilizando aprovações e alterações necessárias em projetos. O Google Keep pode ser uma ferramenta para você utilizar também.

 

Google Docs e Drive: Esses dois mecanismos são extremamente úteis no dia a dia do trabalho. No Docs é possível que você crie um documento que possa ser compartilhado em tempo real e outras pessoas do time possam mexer, agilizando, por exemplo, uma apresentação. Já no Drive, além de ser um repositório de documentos, serve para ajudar você a se organizar, através de pasta por cliente ou projeto. Só tome cuidado com o que está sendo colocado no Drive, pois por mais que o Google tenha seus sistemas de segurança, sempre há como invadir sistemas. Se é algo muito secreto, a dica é pedir para que as pessoas façam o download nas suas máquinas e depois deletem o arquivo dali. O Drive é muito útil para transferir arquivos pesados, já que tem, gratuitamente, uma capacidade de 15 gigas de armazenamento. 

 

Jobecam: Mesmo em época de pandemia e demissões, algumas empresas estão usando esse período para renovar e reforçar seus times. Nem só de demissões o mercado vive, por isso, algumas empresas estão usando essa plataforma de recrutamento virtual, para contratações sem a necessidade de entrevistas presenciais. Os candidatos gravam vídeos de apresentação de qualquer lugar.

 

Trello: Para a gestão de projetos, o Trello é uma das melhores opções. Há também o Taskworld e o Monday para execução desse serviço. Por serem na nuvem, qualquer um pode acessar de qualquer lugar e conferir tudo o que é feito pelos times. O importante é que o time esteja engajado com a ferramenta, pois depende do time colocar as informações para controle dos projetos. Um ponto que facilita é que todos os envolvidos no projeto podem comentar sobre dúvidas ou entregas, tal qual é possível organizar os projetos por responsáveis.

 

Spotify: Uma pesquisa da Dra. Lucia Cipriano mostra que os trabalhadores em home office tendem a sentir ansiedade e dificuldade de concentração, por isso, sugerimos uma ferramenta poderosa para acalmar e concentrar: música! Pegue seu fone, ligue seu Spotify, Deezer, site da sua rádio favorita ou iTunes e ouça música enquanto trabalha. A música ajuda a se concentrar, ajuda a não ouvir barulhos externos que tiram a concentração e foca no que precisa ser feito. Há shows inteiros no YouTube que você pode ouvir também: deixe rodando o show da sua banda ou artista favorito, isso vai ajudar a se concentrar. Só cuidado para não perder o foco cantando suas músicas favoritas!

Loja Virtual