Dicas de segurança para Home Office

Dicas de segurança para Home Office

Dicas de segurança para Home Office

Infelizmente, o COVID-19 é uma realidade no mundo. O mundo ainda está em pânico, mas torcendo para que essa pandemia acabe logo. É hora de todos se unirem contra esse mal invisível e torcer para que descubram logo a cura e para que os médicos consigam extinguir esse mal de uma vez por todas. As empresas estão se adaptando a essa nova realidade, dando maior liberdade ao home office. Mas, e a segurança de dados, como fica?

Aqui na Officer não é diferente, o time está todo remoto. Estamos fazendo a nossa parte dos dois lados: de um, ajudando no combate a esse mal e, do outro ajudando nossos clientes neste momento delicado que o mundo vive. Estamos nos desdobrando para que nossos clientes não se sintam sozinhos. Nesse momento é preciso união! E como o nosso foco é no relacionamento com nossos parceiros, nosso relacionamento de negócios, estamos a todo vapor!

Assim como nós, da Officer, sabemos que nossos parceiros estão trabalhando de casa, você que está nos dando o privilégio de ler esse artigo, deve estar trabalhando de casa também. O país não pode parar, mas podemos nos adaptar. Por isso, criamos uma lista com 5 dicas fundamentais para trabalhar em segurança no home office, dicas que estamos colocando em prática.

 

Cuidado com as senhas

Muitas empresas não permitiam acesso a dados sigilosos pelos colaboradores fora do ambiente de trabalho, por um motivo muito forte: segurança. Para uma pessoa tentar invadir a rede de uma grande empresa é muito complicado: não é impossível, mas é difícil. Entretanto, quando se trata da internet da sua residência, isso é menos complicado. Então, a primeira dica é que você troque as senhas de tudo. De preferência por uma senha que tenha caracteres em letra maiúscula, mesclando com minúscula, letras e caracteres especiais como arroba ou ponto de exclamação. 

Anote bem essa senha, para não esquecer, mas não anote de forma eletrônica. O bom e velho pedaço de papel ajuda. Escreva em uma agenda ou no caderno que você usa no dia a dia de trabalho. Anote em um outro papel e deixe na gaveta de casa que ninguém mexa, caso perca o primeiro lugar que anotou. Isso é importante, pois no papel o possível invasor não vai conseguir decifrar. A segurança é fundamental no trabalho home office para que você não prejudique a empresa e, principalmente, não se prejudique com a perda de importantes arquivos.

Tente uma sequência sem lógica como 123, 246 ou 135. Coloque tudo o que tem a disposição.  Algo como 62@!8If7!kvqWs56@ é algo que vai ajudar você a proteger seus dados.

 

Antivírus urgente!

Se você está usando o computador que usa na empresa, a possibilidade de ter antivírus instalado é alta, porém, como muitas empresas ainda trabalham com desktop, nessa pandemia, as pessoas foram trabalhar de casa com suas máquinas próprias. Nem sempre temos o mesmo cuidado nos computadores pessoais que o time de tecnologia da sua empresa tem com o que você trabalha, certo? Coloque urgente um antivírus na máquina. Há muitas opções gratuitas e boas, porém, os pagos tem uma performance melhor, sempre. 

Pense nisso, pois não é interessante o seu chefe receber um email com o seu relatório e ganhar um vírus na máquina dele, assim como não é nada legal você entrar no banco de dados da empresa e deixar um “presente” para eles, certo?

Imagina para o time financeiro que está trabalhando de casa e precisa fazer os pagamentos. A segurança no home office se faz ainda mais importante no momento em que qualquer descuido pode ser fatal para uma invasão e um roubo virtual do saldo da empresa.

 

Use sistemas de transferência de dados seguros

Existem muitos arquivos que extrapolam o limite de megas que o email permite. Há uma tendência de você usar ferramentas gratuitas para transferir arquivos pesados. Mas, e se esse arquivo é aquele projeto ultra secreto de um novo produto a ser lançado? E se é o projeto de um novo carro? E se for um projeto de arquitetura de uma nova sede de uma multinacional? Bem, são projetos muito secretos que não podem correr o risco de serem roubados por trafegar em canais não muito seguros. 

Uma maneira de trafegar sem riscos é salvar tudo em um pendrive e entregar pessoalmente. Mas, em época de pandemia, onde todos devem ficar em casa, essa pode não ser uma das melhores ideias, assim como não seria uma boa arriscar entregar esse pendrive com uma empresa terceira, ainda mais com a tecnologia avançada que existe para essas transferências. O recomendado é usar uma VPN, ou seja, uma rede virtual que cria um canal de envio de arquivos de forma eletrônica com alto poder de proteção contra possíveis invasões, dessa forma a segurança do seu home office fica ainda mais fortalecida.

 

Atualize o computador

O seu computador da empresa está sempre sendo atualizado. O time de TI da empresa está sempre fazendo essa atualização para dar melhores condições de trabalho aos colaboradores da empresa, entretanto, no seu computador pessoal você não tem esse cuidado, o que é normal. Por isso, fica essa dica. Os softwares estão sempre se atualizando para melhorar as suas performances e a segurança. Se você colocou o antivírus, como sugerimos aqui, ótimo! Será mais uma forma de garantir a segurança do seu home office, somando a segurança que os softwares trazem também.

Deixe seu computador pronto para ajudar no seu trabalho, até porque, com ele mais atualizado, a chance da performance melhorar é grande e o seu trabalho deverá fluir mais.

 

Criptografia é uma saída

Talvez esse processo seja o mais complexo de ser feito, porém, o time de TI da empresa poderá ajudar. Usar para e-mails e arquivos já é uma maneira de você se proteger muito bem contra possíveis ataques. Esse artigo sobre segurança no home office tem como meta apresentar ideias para você se proteger de possíveis ataques, pois agora, roubar informações das concorrência ficou menos complexo, devido aos cuidados que as pessoas não tem em suas máquinas pessoais, como os times de TI das empresas têm.

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