Antecipação do 5G no Brasil gera muita expectativa

Antecipação do 5G no Brasil gera muita expectativa

Antecipação do 5G no Brasil gera muita expectativa

O Brasil começa a ver uma luz no fim do túnel em relação à pandemia. Há boas notícias de que essa pandemia vai ser eliminada. Por um lado, a pandemia ajudou a tecnologia no Brasil, graças ao fechamento das lojas, por exemplo. Com todo mundo em casa, as empresas começaram a entender a importância da tecnologia para seus negócios. Jamais haverá um lado bom da pandemia, mas ela ajudou a abrir os olhos dos gestores das empresas. Isso fez com que muitas coisas fossem antecipadas, incluindo a tecnologia 5G no Brasil. Aqui na Officer Distribuidora, nos adaptamos rapidamente e não deixamos nossos clientes na mão mas, por outro lado, não vemos a hora de tudo isso acabar para podermos rever nossos colegas de trabalho.  Continuamos a torcer para que a vacina chegue logo a toda população.

A internet para o brasileiro é algo que faz parte da sua vida. Não tem mais como duvidar do caso de amor que o brasileiro tem com a internet… Está quase no DNA do nosso amado povo estar conectado quase que 24h por dia à rede mundial de computadores. Não a toa, o Brasil está entre os países que mais acessam Google, Facebook, Twitter, WhatsApp, YouTube, Linkedin e Instagram, ou seja, as principais plataformas digitais do mundo, tem no Brasil seus principais acessos. E mesmo quando o Orkut dominava as Redes Sociais, o Brasil era o líder em acessos. 

Não há como negar o poder da Internet no Brasil, um país com 210 milhões de habitantes, onde 130 milhões acessam a web ao menos uma vez por mês. Na Officer, nós usamos todos os canais digitais para nos relacionarmos com nossos parceiros, fornecedores e clientes. A internet é um canal de muita importância para nós, inclusive, o nosso e-commerce bate recordes de vendas com frequência.  O brasileiro é, sem dúvida, o povo que mais acessa a internet no mundo e não podemos ficar de fora. Agora, com o 5G, essa paixão promete ficar ainda maior.

 

Claro sai na frente

Lançada em Julho de 2020, a empresa Claro é a pioneira a oferecer o serviço no Brasil. Com a compra da Nextel, a operadora passou a ser uma das maiores detentoras de espectro para redes móveis, isso dá vantagem técnica para a Claro implementar uma rede 5G utilizando compartilhamento dinâmico de espectro.

A Claro vai iniciar com o 5GDSS, a chamada Dynamic Spectrum Sharing, o que segundo estudos, pode possibilitar uma conexão até 12 vezes mais rápida que a tecnologia 4G que temos atualmente no Brasil, disponibilizada por todas as operadoras. Como a licitação só será em 2021, a operadora está testando a nova conexão em alguns bairros do Rio e São Paulo. A pandemia atrasou o leilão. A tecnologia DSS, será, a partir de Setembro, oferecida pela concorrente da Claro, TIM, em cidades mais ao Sul do Brasil.

Para quem tem a tecnologia 4G em seu aparelho, o que significa a grande maioria das pessoas, ao passar pelas regiões em que a tecnologia 5G está sendo oferecida, será beneficiado, isso porque as antenas compatíveis vão liberar velocidade maior quando detectarem aparelhos compatíveis, entretanto, o seu aparelho precisa estar compatível com a tecnologia. Por hora, apenas o Motorola Edge tem essa função, mas em muito breve, LG, Samsung, Apple terão aparelhos compatíveis e nós, consumidores, claro teremos que desembolsar uma pequena fortuna para ter o aparelho, além de pagar um pacote de dados mais caro por causa do 5G, é o preço que a modernidade traz e como o Brasil tem um enorme grupo de pessoas que desejam ser os pioneiros na tecnologia, em muito breve veremos pessoas desfilando nas ruas, com celulares novos e conexão até 12 vezes mais rápida do que estamos acostumados. 

Ainda deverá demorar um pouco para que as redes 5G sejam implementadas no Brasil, já que a elaboração do edital da Anatel, para a licitação deverá ocorrer em meados de 2021, entretanto as operadoras  já começam a traçar as suas estratégias e fazer seus testes, para quando a Anatel liberar o 5G, depois do edital, todas já estejam prontas.

 

Bem vindo a era da Internet das coisas

O 5G vai permitir conectar objetos domésticos, operações industriais, serviços urbanos e intervenções médicas, dessa forma, a Transformação Digital chegará com tudo. Um dos pilares dessa transformação, é a Internet das Coisas, algo que o brasileiro espera há anos e que finalmente começa a ganhar corpo. Aqui na Officer, nós estamos atentos a esse movimento e não é hoje e muito menos por causa da pandemia. Como trabalhamos com tecnologia, nós entendemos que devemos estar sempre alerta ao que vem de novo para o mercado, assim, podemos nos preparar para atender a alta demanda das novas tecnologias.

A tendência é que o 5G deixará a internet das coisas muito mais eficiente e eficaz se pensarmos em um espectro de eficiência. Cada aparelho e rede criados com base na IoT utilizará apenas o que for necessário e quando for necessário, na medida exata.

Segundo palestras apresentadas recentemente no Mobile World Congress, em Barcelona, em alguns anos, as casas terão sensores inteligentes que detectam automaticamente erros de construção, acúmulo de mofo, vazamento de água e problemas elétricos, para que você não precise ficar se preocupando com isso. Usando a tecnologia 5G, esses sensores vão se comunicar com você, dono(a) da casa para que sejam corrigidos os erros o mais rápido possível. A Intel já desenvolve chips pensando no 5G a alguns anos. 

Para a vice-presidente corporativa da Intel, Aicha Evans, ressalta a questão da eficiência: “O 5G deixará a internet das coisas muito mais eficiente e eficaz se pensarmos em um espectro de eficiência. Cada aparelho e rede criados com base na internet das coisas utilizará apenas o que for necessário e quando aquilo for necessário, sempre na medida exata, em vez de simplesmente consumir o que estiver disponível”.

 

Não tem como fugir da tecnologia

Uma coisa é fato, não há como fugir de tudo isso, estamos vivendo a era do adapte-se ou morra. O varejo passa por isso. Na Officer, estamos sempre de olho em tudo o que está acontecendo pelo mundo, pois quanto mais cresce uma demanda de tecnologia, mais estamos preparados para ela.

Loja Virtual